Across the Universe – A guerra do Vietnã embalada pelos Beatles

Jude (Jim Sturgess) é um jovem inglês criado pela mãe e que resolve conhecer seu pai nos EUA. Lucy (Evan Rachel Wood) é uma garota rica americana cujo namorado morre na guerra do Vietnã. O destino dos dois se cruza através de Max (Joe Anderson), irmão de Lucy que se torna o melhor amigo de Jude na América. Max resolve abandonar os estudos em Princeton e muda-se com Jude para Nova York, onde passam a viver na casa de Sadie (Dana Fuchs), uma talentosa cantora; logo juntam-se a eles Jojo (Martin Luther McCoy) e Prudence (T.V. Carpio). Algum tempo depois Lucy vai morar com eles, e logo ela e Jude iniciam um romance. Max é então convocado para a guerra e isso mexe com Lucy, que se une a um grupo que luta pelo fim da guerra. Jude começa a trabalhar como desenhista e Lucy está cada vez mais envolvida com o grupo, o que acaba prejudicando o relacionamento dos dois. Durante um protesto, Lucy é presa e Jude tenta ajudá-la, mas como ele era ilegal no país acaba sendo deportado. O filme conta a história de amor do casal através das várias reviravoltas do destino, tudo embalado pelas canções dos Beatles, entre as quais se destacam “Strawberry Fields Forever”, “I Want You (She’s So Heavy)” e “Revolution”. Um dado curioso é que os nomes das personagens são todos retirados de canções da banda inglesa, e o filme conta também com as ilustres participações dos cantores Bono Vox e Joe Cocker.

Curiosidades:

– Além de Bono Vox e Joe Cocker, a atriz Salma Hayek PEDIU para a diretora Julie Taymor, que a dirigiu em “Frida”, a colocar no elenco deste filme. Ela interpreta uma enfermeira na canção “Happiness is a Warm Gun”, junto com Joe Anderson (Max).

– Os nomes das personagens do filme são todos baseados em canções dos Beatles: Jude (“Hey Jude”), Lucy (“Lucy in the Sky with Diamonds”), Max (“Maxwell’s Silver Hammer”), Sadie (“Sexy Sadie”), Prudence (“Dear Prudence”) e Rita (“Lovely Rita”). Jojo é a figura central de “Get Back” e a música “For the Benefit of Mr. Kite” tornou-se um espetáculo circense apresentado pelo próprio Mr Kite (Eddie Izzard).

– O filme foi indicado ao Oscar® de Melhor Figurino em 2008, mas perdeu para “Elizabeth: A Era de Ouro”.

– Quando Max e Jude conheceram Sadie, ela diz para Max algo sobre não saber quem ele era, que ele poderia “ter matado a avó com um  martelo”. Na canção do quarteto de Liverpool, “Maxwell’s Silver Hammer”, Maxwell mata duas mulheres com seu martelo de prata.

Trailer:

Site oficial: http://www.sonypictures.com/homevideo/acrosstheuniverse/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: