O cinema brasileiro : A reação de “Corpo”

O cinema brasileiro : A reação de “Corpo”

Camila Pimenta

Para quem acha que esse é mais um filme cheio de erotismo clichê enganou-se .O filme  brasileiro “Corpo”(2005) de Rossana Foglia e Rubens Rewald ,possui uma temática interessante e nada convencional, classificado como suspense  a projeção  foi premiada como melhor filme estrangeiro The Method Independent Film Festival em Los Angeles .

O filme trata da história de Arthur (Leonardo Medeiros) , depressivo e médico legista que tenta desvendar o mistério que ronda um corpo que chega junto com  ossadas encontradas em uma vala que podem ser de desaparecidos políticos da ditadura .Após a autópsia , Arthur conclui que a morte pode ter ocorrido entre 1963 e 1964 ,entretanto o corpo manteve-se estranhamente conservado .

Dessa forma, o protagonista passa a  investigar a identidade do cadáver por conta própria ,assim encontra Fernanda (Rejane Arruda)e percebe as semelhanças da mulher  com o corpo ,com isso a vida de Arthur  dá uma reviravolta a procura das respostas sobre o  cadáver.

O filme já na primeira impressão choca ,pois possui um erotismo nada convencional associada a necrofilia ,todavia quando tal erotismo se associa ao conteúdo histórico da ditadura militar a  projeção resgata o passado e o traz ao presente para falar sobre problemas que ainda cercam a sociedade como a censura e o autoritarismo.

Achei o filme excelente, pois  a forma como os temas são abordados  e os questionamentos psicológicos do obcecado Arthur  fazem com que  qualquer pessoa fique intrigada ,perturbada e reflita a respeito .

Clube Lumiére recomenda!

Trailer:

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: