Pequena Miss Sunshine: comédia ou drama?

 

Por Daniel Paiva

Comédia é a aplicação do humor nas artes cênicas. Comédia, genericamente, é aquilo que faz rir.

Ícone do gênero: Pequena Miss Sunshine, Um gerador de polemica quando se trata de classificá-lo como comédia ou drama. Aqui preferimos generizá-lo como comédia, considerando que o filme, mesmo em um ambiente desfavorável a risos, é posto sob a lente da comédia, e refletira suas influências.

Usaremos um outro exemplo para justificar a inferência. O filme “Todo mundo em Pânico”, cuja história é um assassino caçando suas vitimas, algo altamente mórbido, foi posto sob esta Lente da comédia, e passa de algo mórbido a algo engraçado. O mesmo ocorre em “Pequena Miss Sunshine”, que não tem por objetivo comover o público, mas aplicar humor à situação desequilibrada de uma família americana.

Premiações:

– O ator Alan Arkin, que interpreta o avô de Olive, venceu o Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante, e a pequena Abigail Breslin (Olive), na época com apenas 10 anos, concorreu como Atriz Coadjuvante. O filme também venceu na categoria de Melhor Roteiro Original e concorreu como melhor filme. Além dos Oscar®, “Pequena Miss Sunshine” recebeu mais 39 premiações em vários festivais de cinema, inclusive o Bafta, e concorreu a 46 mais.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: